|
POLÊMICOS Ser GEÓLOGO é:
Olhar uma rocha e ver um empreendimento
|
Você é o que você sabe. Fique bem informado usando o
Portal do Geólogo, o melhor e mais atualizado site de Geologia, Ciências
da Terra e de Mineração no Brasil.
|
|
Água no Brasil
Somos um país riquíssimo e a água é um dos nossos maiores bens.
Muitos brasileiros não têm ideia do que significa ter água de qualidade, de fácil acesso, sem necessidade de tratamentos caros. Veja aqui tudo sobre a água.
|
A verdade sobre as explosões da Mina do Feijão em Brumadinho
No dia 25 de Janeiro de 2019 a barragem de rejeitos da Mina do Córrego do Feijão rompeu.
A gigantesca massa de rochas e lama se deslocou a uma velocidade assustadora matando tudo e todos que estavam no seu caminho.
Foi o maior desastre da história da mineração brasileira. Maior ainda do que outro, similar, causado pela mesma empresa, a VALE, três anos antes, em Mariana.
|
Água, será verdade que a água do mundo está acabando?
Vivemos, hoje, uma gigantesca histeria coletiva fomentada pela mídia mundial.
Esta mídia propaga, sem restrições, que em breve faltará água no Planeta Terra — um futuro sombrio e atemorizante.
Segundo esses noticiários:
-Teremos que parar de produzir eletricidade a partir de hidrelétricas.
-A produção de alimentos, em plantações irrigadas, irá cessar.
-Centenas de milhões de pessoas, como zumbis, vagarão pela superfície da Terra em busca de um pouco de água — matando se for preciso.
-Em poucas décadas, estaremos vivendo um clima apocalíptico digno de um filme de Mad Max — a confusão e a desgraça imperarão.
Será tudo isso verdade?
|
NÃO SEJA UM ALVO – PROTEJA-SE!
Algum dia você já se perguntou se o seus dispositivos de comunicação, computador, laptop, celular etc... foram invadidos e alguém está espionando os seus passos, seus segredos, copiando, fotografando e a tudo gravando?
NÃO SEJA UM ALVO – PROTEJA-SE!
O seu Manual de Sobrevivência no Mundo Digital
|
A maior descoberta arqueológica da década
Você sabia que há milhares de anos um grupo de paleoíndios, desconhecido, fez as maiores obras de aquicultura da história da humanidade — no interior da Amazônia?
Abra a sua mente.
Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.
São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Participará de uma importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.
|
A Vale mente
Vídeo mostra que no momento da ruptura da barragem do Feijão existia uma operação em andamento.
Em torno de 20 funcionários, que trabalhavam no dique da barragem, são mortos. Poucos sobreviveram.
Isso ocorreu em uma barragem que a Vale dizia estar sem atividades.
A Vale mentiu, mais uma vez.
As consequências virão.
|
A Mineração Depois de Brumadinho
Em 2014 o nosso mundo ruiu: veio a Dilma, o Lobão a ganância e a corrupção.
Em poucos anos o descaso e a incompetência governamental afastou os
investidores. Fomos arrasados pelo desemprego e o setor mergulhou em uma crise
nunca vista.
Agora, quando estamos mais uma vez, tentando emergir deste longo inverno com a
promessa do retorno dos investimentos e de importantes mudanças favoráveis ao
setor mineral, o nosso mundo, mais uma vez, entra em colapso.
E você sabe quem é a responsável por mais essa gigantesca catástrofe?
A maior mineradora do Brasil e uma das maiores do mundo — A Vale.
|
O Mistério de Brumadinho
Como uma barragem de rejeitos, abandonada, seca e estabilizada se rompe causando uma onda arrasadora de lama que mata e destrói?
O que causou essa instabilidade?
De onde veio a água necessária para liquefazer o rejeito?
Por que as inspeções feitas poucos meses atrás não constataram o perigo iminente?
A mineradora Vale estava reprocessando os rejeitos na época do rompimento?
|
|
O aquecimento global e a ignorância humana
O aquecimento global é um fenômeno natural que se repete há milhões de anos e vai continuar a ocorrer com ou sem a nossa presença.
Nós não somos os responsáveis por esse ciclo de aquecimento global que começou muito antes da poluição causada pelo Homem.
A nossa poluição, fruto da irresponsabilidade de muitos, é, apenas, um fator adicional nesta equação do aquecimento-resfriamento Global.
Mesmo não sendo a principal responsável a poluição do ar, das águas e da terra é um crime contra a humanidade e como tal deve ser tratado.
|
|
|
O perigo dos deslizamentos de terra
Sempre nas épocas das chuvas os escorregamentos em áreas urbanas com forte declividade são responsáveis por inúmeras tragédias. A grande ironia é que todos esses dramas e suas danosas consequências são, quase sempre, totalmente previsíveis e, portanto, evitáveis.
Veja neste artigo, se você a sua família ou o seu prédio estão em perigo.
|
Somos, realmente responsáveis pelo aquecimento global?
É incrível como as pessoas e entidades desconhecem o fato de que os aquecimentos globais e resfriamentos globais vem se repetindo no tempo geológico,
nos últimos milhões de anos, sem nenhuma influência do ser humano. Culpar o Homem, unicamente, por este ciclo de aquecimento global que já perdura há mais de 11.000 anos é um erro grave.
|
A lenta morte da pesquisa mineral...
A história está cheia de exemplos onde esperar simplesmente, sem reagir, é sinônimo de catástrofe.
Aqui no Brasil estamos vendo o governo prometer um novo Código da Mineração, há anos.
E nós, pacientemente, aguardamos.
Alguém aí se lembra do Código da Mineração, ou do Marco Regulatório da Mineração???
Infelizmente a maioria dos geólogos e mineradores devem se lembrar. Afinal a maioria perdeu o emprego e viu as empresas de pesquisa mineral quebrarem e fugir do Brasil em um desastre gigantesco que parece ainda não ter terminado.
Em 2014, nós do Portal do Geólogo já alertávamos sobre o que vinha pela frente...veja que nada mudou.
|
Exploração mineral: um país sem memória
Você sabe onde está guardado o gigantesco acervo coletado pelas centenas de empresas de mineração, que investiram bilhões ao longo de décadas em pesquisa mineral no Brasil?
http://www.geologo.com.br/semMemoria.jpg
|
Seis Lagos o eldorado que não se concretizou
Sei que você já deve estar cansado de ler e ouvir falar sobre o nióbio e sobre uma teoria da conspiração propagada, frequentemente, na mídia. Sei, também, que você deve se perguntar se tudo isso é verdade.
Será que o nióbio sozinho pode levar o Brasil e seu PIB aos píncaros da glória como o falecido Enéas Carneiro e muitos falam e escrevem?
|
A ameaça de Pasadena: a vez e a hora de Dilma Roussef
Em 2006, quando Dilma Roussef era a Presidente do Conselho de Administração da Petrobras, foi concretizada a compra da Refinaria de Pasadena, no Texas.
Estava efetuado o primeiro grande rombo da Petrobras: um marco histórico da corrupção brasileira moderna cujos desdobramentos só poderiam ser intuídos 10 anos depois...
|
Mineração: quem vai tapar os buracos amanhã?
Um dos fantasmas mais assustadores da mineração mundial é o day after, quando a jazida está completamente exaurida e a empresa para de produzir. A partir deste momento, se não houver um bom planejamento, todos perdem...
|
Exploração mineral: um país sem memória
Você sabe onde está guardado o gigantesco acervo coletado pelas centenas de empresas de mineração, que investiram bilhões ao longo de décadas em pesquisa mineral no Brasil? Surpreenda-se!
|
|
Mineração: adicionar valor ou morrer tentando...
Por gerações as mineradoras venderam bilhões de toneladas de um produto moído, baratíssimo, quase sem nenhum valor agregado, que era transformado nos países importadores como a China, Japão e Coréia em carros, eletroeletrônicos e uma miríade de mercadorias valiosas posteriormente compradas pelo país exportador. Esse modelo pode estar chegando ao fim...
|
O Setor Mineral Aguarda Medidas Estruturantes
O setor mineral tem contribuído enormemente para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Durante 30 anos (1963-1993), o país conviveu com períodos oscilatórios de estagnação econômica, crises cambiais, déficit na balança de pagamentos e inflação crônica. Ainda assim, no período de 1974 a 1978, a produção mineral aumentou 100%...
|
|
|
Mineração: quem vai tapar os buracos amanhã?
Um dos fantasmas mais assustadores da mineração mundial é o day after, quando a jazida está completamente exaurida e a empresa para de produzir.
É, neste momento, que as autoridades percebem que a maioria das mineradoras não economizou o suficiente para completar um plano de
reabilitação ambiental aceitável...
|
|
O dilema da Vale
Como a Vale chegou ao fundo do poço e é obrigada a vender parte dos seus melhores ativos...
|
A cleptocracia brasileira
Nunca uma definição se adequou tão bem ao Brasil, um país, completamente controlado por ladrões. Somos, infelizmente, uma cleptocracia madura, evoluída, onde praticamente todos os políticos e seus partidos almejam uma única coisa: roubar, dilapidar, locupletar e permanecer eternamente no poder....
|
Samarco, um caso mal resolvido
Nem todos concordam com o acordo firmado entre a Samarco, Vale e BHP com o Governo: o MPF recorre contra acordo de R$20 bilhões que prevê a recuperação dos danos causados pela Samarco em 15 anos...
|
Não sobra ninguém
Somos todos órfãos de um Brasil sem políticos de qualidade: meros espectadores de roubos planejados entre as paredes do Congresso, onde a única coisa que NÃO interessa é o bem estar da população...
|
Pasadena revisitada: a hora de Dilma Roussef?
Em 2006, quando Dilma Roussef era a Presidente do Conselho de Administração da Petrobras, foi concretizada a compra da Refinaria de Pasadena, no Texas, o primeiro grande rombo da Petrobras: um marco histórico da corrupção brasileira moderna...
|
A corrupção e o empresário brasileiro. Valeu a pena?
Apesar do foco da mídia estar hoje concentrado nas estatais, onde nada se resolve sem a propina e a benção das quadrilhas que tudo controlam, a mesma corrupção grassa em todos os cantos e em todos os segmentos da economia...
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Assim não dá...
Já em 2013, existiam sinais inequívocos de que o direito de prioridade “incomodava” a vários expoentes do Governo. Não sabíamos o porquê.
Hoje a Lava Jato explicou os motivos...
|
A “dura” vida dos milionários CEOs da mineração
Se você quer ganhar um salário anual de oito dígitos (em dólar) talvez seja interessante considerar a posição de CEO em uma das grandes empresas de mineração como a Rio Tinto, BHP e Vale.
|
|
Samarco: quatro meses sem ela
Pela primeira vez, a população defende com vigor a volta da mineradora. Afinal, noventa por cento da arrecadação do município vinha da Samarco...
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Petrobras vai ter que cortar na carne para sobreviver
Décadas de ingerência governamental, de assaltos por políticos, funcionários corruptos, empreiteiras e partidos políticos ameaçam inviabilizar aquela que foi o orgulho de um país: a Petrobras. Será que ainda existe solução?
|
|
|
A corrupção no Ministério de Minas e Energia
Com as novas operações da Lava Jato constata-se que o Ministério de Minas e Energia e seus mais importantes escalões estavam, também, contaminados pela corrupção sistêmica que assola o País...
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O fim da mineração?
Projetos, minas e mineradoras estão começando a fechar as portas em todos os cantos do planeta. Eles já não mais conseguem atuar com a qualidade
esperada e de mocinhos passaram a ser considerados pela sociedade como vilões... Será o fim da mineração ou um rito de passagem?
|
|
|
|
|
|
A lama da Samarco e o futuro do Rio Doce
Os meios de comunicação estão infestados de notícias assustadoras sobre a contaminação do mar, do santuário de Abrolhos e do Rio Doce por mercúrio, arsênio e outros metais, além da lama que tinge centenas de quilômetros quadrados que antes eram azuis. Afinal, quanto disso é verdade e quanto não passa de puro sensacionalismo, sem nenhum fundo científico?
|
|
Brasil: a hipocrisia e o descaso pelo meio ambiente
Em alguns meses a lama da Samarco, que felizmente é facilmente tratada, vai desaparecer das águas do Rio Doce, deixando no passado esse horrível acidente, mas o Tietê continuará poluído e morto com o generoso auxílio da população e dos governantes hipócritas de S. Paulo que tudo prometem e nada fazem...
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Desastre da Samarco: onde estavam as sirenes?
É simplesmente surreal a constatação de que a Samarco não investiu no mais básico de todos os equipamento de prevenção: um sistema de alarme para avisar a população das cidades ribeirinhas que seriam arrasadas, como o foram, no caso do rompimento das barragens.
|
|
|
|
|
O ouro de Pontes e Lacerda e o golpe iminente
As fabulosas histórias, verdadeiras ou falsas, chegaram aos ouvidos dos deputados locais. Como não poderia deixar de ser os “nobres deputados” se organizaram para dominar, e por que não dizer, lucrar com o garimpo de ouro...
|
|
|
Você ainda acredita em políticos?
Brasília é a Meca do Clientelismo, o Shopping Center da política, o Reino do Fisiologismo onde alguém ou partido com algum cacife consegue, facilmente, comprar votos e aliados. Não interessam as ideologias ou todo o histórico passado de um político. O que interessa é a importância da propina e do favor a ser trocado...
|
Vale: cinco anos em queda
Se você tivesse sua suada poupança de R$100.000,00 em ações da Vale em janeiro de 2011 hoje essas ações valeriam apenas R$27.000,00. Você estaria amargando um prejuízo de 73% e, talvez, todo o sonho de uma futura aposentadoria teria se evaporado...
|
|
|
|