O Portal do Geólogo
CUIDADO!!! A GEOLOGIA É ALTAMENTE CONTAGIOSA E PODE SER INCURÁVEL
voltar ao Portal do Geólogo

 

Deslizamentos que matam: saiba se você corre perigo

 por Pedro Jacobi

 

A corrida imobiliária desenfreada e os novos assentamentos urbanos estão, cada vez mais, colocando o homem e a natureza em risco.

À medida que contruimos em locais de encostas íngremes, em terrenos de grande instabilidade, nos flancos das grandes elevações, nas proximidades da planície aluvial de rios ou nas áreas de influência de córregos e drenagens estaremos correndo o risco de perder os nossos investimentos e as nossas vidas.

Nova Friburgo 2011

Estas são áreas onde os deslizamentos de terra se sucedem ao longo dos anos.

A cada ano, invariavelmente, as notícias se repetem. Sempre nas épocas das chuvas os escorregamentos em áreas urbanas com forte declividade são responsáveis por inúmeras tragédias como a que vimos ocorrer em Angra dos Reis e na Ilha Grande, na virada do ano de 2009 ou em Nova Friburgo em 2011 (foto acima).

A grande ironia é que todos esses dramas e suas danosas consequências são, quase sempre, totalmente previsíveis e, muitas vezes, evitáveis.

O nosso objetivo, neste artigo, não é discutir as soluções, contenções,  muros de arrimo, terraços, estudos preventivos, mapeamentos das áreas de risco, implementação de leis e soluções que funcionem mas sim o de informar se você, a sua família ou o seu prédio estão em perigo por estarem em uma área de risco de escorregamento.

Na próxima página discutirei os principais pontos que deverão ser utilizados em uma avaliação de risco preliminar com ênfase em desmoronamentos e deslizamentos.

Leia as próximas páginas pois o conhecimento poderá salvar muitos: saiba avaliar o perigo que você e sua família estão correndo

 

Clique aqui e veja como identificar o risco que você e sua família podem estar passando...

 

Home 2 3  >

O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003


Veja também

o fim da água




Deslizamentos Mortais 1

Deslizamentos Mortais 2

Deslizamentos Mortais 3




Dê uma calcita ótica, uma gema do Portal do GeólogoOportunidade ímpar: compre essa espetacular calcita ótica do Portal do Geólogo
 
26474 |    || O Portal do Geólogo |  Editor: Pedro Jacobi