O Portal do Geólogo
CUIDADO!!! A GEOLOGIA É ALTAMENTE CONTAGIOSA E PODE SER INCURÁVEL
voltar ao Portal do Geólogo

 

Como um sistema “do vaso sanitário à torneira” pode salvar a população de S. Paulo da falta de água?

 

Desde que existe o mundo a água vem sendo reciclada, filtrada e despoluída. É isso que ocorre durante o ciclo hidrológico onde existem a evaporação, condensação, chuva, infiltração e transporte das águas do planeta.

Como sempre nós pouco ou nada inventamos. Basta seguir a receita da velha Mãe Natureza e, voilà, temos água potável.

Enquanto isso a Cidade de São Paulo enfrenta uma das suas piores secas maximizada pela falta de investimentos dos sucessivos governos que nada ou pouco fizeram para armazenar, transportar, processar e distribuir a água para os cidadãos. A situação é dramática e já existe um plano de 2 dias de fornecimento de água por 5 dias de corte: um desastre que poderia ser totalmente evitado.

Mas seca não é um fenômeno local que afeta só aos Paulistanos.

Em 2014 a Califórnia também enfrentava a “seca do século”, que se estendia por três anos tornando um Estado Americano já naturalmente seco em um verdadeiro deserto africano.

No entanto os californianos estavam rindo a toa.

Eles haviam investido quase US$72 milhões em um dos maiores e mais avançados programas de tratamento de águas servidas do planeta: o que por muitos era chamado de “do vaso sanitário à torneira”, ou pelo seu nome oficial Silicon Valley Advanced Water Purification Center .

Este projeto inovador começou em 2014 e é a maior e mais moderna planta de tratamento de esgotos e águas servidas do Estado. A ideia é evitar que as águas poluídas sejam jogadas de volta à Baia de S. Francisco.

O que é interessante é que através de filtragens é conseguida uma água de altíssima pureza absolutamente potável.

O processo compreende as seguintes etapas:

Microfiltragem:

filtragem 1

Nesta fase inicial a água servida e poluída é forçada a passar por filtros de membrana onde existem milhares de fibras ocas (foto). Ao passar para o centro oco das fibras a água é purificada deixando os resíduos sólidos, bactérias, protozoários e alguns vírus para trás. Nesta etapa a maioria dos contaminantes sólidos são separados.

Na próxima etapa são retirados os...continua

.

Veja a seguir quais os passos para tornar o esgoto em água potável e cristalina

 

< Home  1 2 3   >

O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003





Dê uma calcita ótica, uma gema do Portal do GeólogoOportunidade ímpar: compre essa espetacular calcita ótica do Portal do Geólogo
 
4594 |    || O Portal do Geólogo |  Editor: Pedro Jacobi