O Portal do Geólogo
CUIDADO!!! A GEOLOGIA É ALTAMENTE CONTAGIOSA E PODE SER INCURÁVEL
voltar ao Portal do Geólogo

 

A água na terra está se esgotando? É verdade que no futuro próximo teremos uma guerra pela água?  continuação...

 

por Pedro Jacobi

As reservas mundiais de água

Em primeiro lugar é importante falar que nós Brasileiros, no que diz respeito a água,  estamos muito bem, obrigado. O Brasil, Rússia, China e Canadá são os países que basicamente "controlam" as reservas de água fresca mundial.

A distribuição da água no Mundo é muito desigual e, uma grande parte do planeta está situada em regiões com carência de água. No momento cabe a estes países, em caráter de urgência, desenvolver tecnologias que permitam a captação, armazenamento e preservação da água e seus mananciais.

Antes de nos aprofundarmos nesse assunto é muito importante dizer que  apesar de termos a impressão de que a água está desaparecendo, a quantidade de água na Terra é praticamente invariável há centenas de milhões de anos.

Ou seja, a quantidade de água permanece a mesma o que muda é a sua distribuição e seu estado.

O causador deste fenômeno é um processo chamado Ciclo Hidrológico, através do qual as águas do mar e dos continentes se evaporam, formam nuvens e voltam a cair na terra sob a forma de chuva, neblina e neve. Depois escorrem para rios, lagos ou para o subsolo formando os importantes aquíferos subterrâneos, e aos poucos correm de novo para o mar mantendo o equilíbrio no sistema hidrológico do planeta .

O Ciclo Hidrológico

A água somente passa a ser perdida para o consumo, por tempo limitado, basicamente graças à poluição e à contaminação, nunca devido ao assoreamento como muitos dizem. São estes fatores que irão dificultar a reutilização, causando uma redução do volume de água imediatamente aproveitável da Terra.

Mas mesmo as águas poluídas podem ser transformadas em água potável para o consumo humano.

O Brasil é altamente privilegiado em termos de disponibilidade hídrica global.

Nós temos um volume médio anual de 8.130 km3, que representa um volume per capita de 50.810 m3/hab.ano.

Estes números devem ser encarados com uma certa reserva pois a distribuição de água no Brasil, como veremos adiante, é bastante irregular.

A Amazônia, o lugar mais rico em água potável superficial de todo o Planeta, está distante dos grandes centros urbanos nacionais.

Conclusão 1: O gerenciamento da água é que deve ser considerado o grande problema e não seu "desaparecimento". Desta forma quando o Governo tenta culpar o usuário pelo consumo excessivo de água está, na realidade, confessando a sua incapacidade em suprir este excesso de água no presente e, possivelmente, no futuro. O cidadão pode e deve evitar perdas desnecessárias do produto, mas não deve, sob hipótese nenhuma, ser responsabilizado pela falta de água. A única forma de inviabilizar a água para o consumo é a contaminação da mesma por poluentes. Portanto cabe, mais uma vez as autoridades criar leis severas que punam exemplarmente aqueles que poluem e contaminam as águas.

 

A seguir como é consumida a água?

 

< Home  2 3 4 5 6 >

O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003





Dê uma calcita ótica, uma gema do Portal do GeólogoOportunidade ímpar: compre essa espetacular calcita ótica do Portal do Geólogo
 
479731 |    || O Portal do Geólogo |  Editor: Pedro Jacobi