03/05/2025 00:57:18
Exclusivo: CVRD construirá minerioduto de 900km entre Carajás e o Maranhão
Publicado em: 03/05/2007 14:13:00
Todos sabemos que, se há alguma coisa de que não se pode acusar a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) de fazer, é pensar pequeno. E o mais novo projeto da companhia confirma isso. O seu Portal do Geólogo apurou que a Vale está se preparando para construir um dos maiores minerodutos do mundo, que fará a ligação entre o projeto Carajás e o porto de Ponta de Madeira no Maranhão - cobrindo uma distância de quase 900km. Desta forma, a empresa poderá transportar sua produção a um custo muito inferior ao do transporte ferroviário, em especial o minério de ferro moído que será peletizado no porto e embarcado.
A realização desse investimento terá suas implicações: a Vale deverá optar pela não duplicação da ferrovia que cobre o percurso, e que já está no limite máximo de 70 milhões de toneladas/ano (a idéia é atingir os 140 milhões de toneladas anuais). As implicações econômicas são várias. Haverão ganhadores e perdedores...
Trata-se de um plano tão interessante quanto ambicioso, embora o seu Portal do Geólogo tenha, claro, suas ponderações. Uma idéia que a CVRD poderia considerar é a implantação de uma siderúrgica no Pará, próxima à usina hidrelétrica de Tucuruí; isto faria com que a mineradora transportasse aço e ferro ao invés de minério - que, lembre-se, tem quase 30% de lixo. A construção, assim, baratearia o custo e adicionaria valor ao produto a ser transportado.
Entretanto, tal idéia parece passar longe da Vale, que ao invés disso considera a construção, em parceria com a Baosteel, de uma siderúrgica no Maranhão, a toda essa distância de Carajás...
Autor:
Pedro Jacobi -
O Portal
do Geólogo

Caro
usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas
arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro
que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que
estou fazendo.
Com o avanço do desmatamento e com o
auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri
nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no
meio da Amazônia — totalmente inéditas.
São obras
pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente
complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da
pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro
você se surpreenderá com essas construções monumentais,
grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros
arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta
arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história.
Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria
dos cientistas e pesquisadores.
Dele quase nada sabemos. Qual é a sua
etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua
falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que
ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que
jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram
e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E,
misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com
milhares de anos de uma história cheia de realizações eles
simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?
Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite
o preço promocional!
|

ferrosos mercados minex polemicos 3157
Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto: |
Bahia: mina da Mirabela pode ter mais de 500 mil toneladas de níquel
24/1
Vale estuda abrir projeto de cobre entre Chile e Argentina
29/11
Agora é Vale: CVRD apresenta nova marca no Rio
29/11
Rio Tinto anuncia plano, fundo chinês nega interesse na empresa
26/11
CVRD acredita em longa negociação sobre preços do minério
26/11
Thompson: projeto de níquel da CVRD Inco será expandido
24/11
Terceira do mundo em zinco, Votorantim Metais continua expansão
23/11
CVRD de olho na Rio Tinto?
22/11
Presidente Lula quer reação da siderurgia brasileira
20/11
CVRD em reta final sobre siderúrgica no Ceará
17/11
CSN espera reajuste de 50 pct no minério de ferro
17/11
Grupo terrorista MST volta a invadir Estrada de Ferro Carajás, da CVRD
11/7
CVRD preocupada com preços do frete do minério
11/2
Editorial 1: Yes, nós somos culpados
30/10
|
|