O Portal do Geólogo
21/04/2024 13:53:13

Friedland ataca



Publicado em: 14/10/2013 11:10:00

Um dos mais bem sucedidos empresários da mineração Robert Friedland volta a cena, em grande estilo. Friedland é o nome por trás de grandes descobertas minerais feitas por suas junior companies, como Oyu Tolgoi um dos maiores depósitos de cobre e ouro do mundo, e o mega depósito de níquel Voisey´s Bay 
Agora Friedland está falando da criação do Vale da Platina na África do Sul. Ele, que é o maior acionista da Ivanhoe Mines dona da Ivanplats, diz que o futuro está nos veículos movidos a hidrogênio. Neste cenário a platina será o elemento que irá permitir o crescimento dessa indústria. Friedland, um grande visionário, percebe a importância da África do Sul como a maior produtora mundial de platina e se prepara para uma jogada de mestre: o Vale da Platina.
A platina da África do Sul está, quase toda, concentrada em algumas unidades do complexo estratiforme máfico-ultramáfico do Busweld  como o Merenski Reef, o Platreef e os níveis de cromitititos da zona principal.
É aí que será extraída a platina que irá viabilizar as células de hidrogênio dos veículos do futuro e dos trilhos dos trens Mag-Lev de alta velocidade. Cada carro movido a hidrogênio, segundo Friedland, deverá ter um mínimo de 30g de platina...
A Ivanplats, empresa de Friedland,  deverá investir em torno de 2 bilhões de dólares no desenvolvimento do PlatReef, um nível rico em platina, níquel, cobre e ouro, dentro de gabros noríticos,  descoberto pela Billiton no leste do Busweld na década de 70.


Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

 
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!

  

 


mercados preciosos geojr minex    1009

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Produção de cobre na África do Sul sobe 194% na comparação com 2012 10/12

A mineração está chegando na Lua? 8/12

O Brasil e outros países do terceiro mundo planejam aumentar os impostos sobre  a produção mineral: mineradores começam a abandonar os seus projetos buscando novos mercados para investir 29/10

A contribuição da mineração no cotidiano de nossas vidas  19/8

África do Sul à beira da anarquia 31/5

Sindicato dos mineiros Sul Africanos quer aumentar salários: mineradores dizem que não 20/5

Anglo cortando 6.000 funcionários na África do Sul 10/5

Estamos preparados para uma supertempestade espacial? 10/2

Minas-Rio em agonia 29/1

Anglo deve fechar minas de platina: Mineiros de Rustenberg reagem 16/1

Instabilidade na África do Sul pode fazer Anglo sair do país africano 15/1


O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003
As mais lidas
1 : Dele2maio2018 ...
2 : dele 4nov ...
3 : deletados abaixo100 28fev19 ...
4 : index ...
5 : MINEX ...
6 : Pesq-reconhecermeteorito ...
7 : aguahisteria ...
8 : deslizamentos ...
9 : aquecimento ou resfriamento ...
10 : halldafama ...
Raridade - Calcita Ótica âmbar
Raridade à venda: calcita ótica âmbar

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi