O Portal do Geólogo
CUIDADO!!! A GEOLOGIA É ALTAMENTE CONTAGIOSA E PODE SER INCURÁVEL
voltar ao Portal do Geólogo

Geoturismo: conheça a espetacular Pedra do Chapéu do Sol

A Pedra do Chapéu do Sol está em perigo e pode desabar

As fotos abaixo nos fazem acreditar que o equilíbrio da Pedra do Chapéu do Sol vai ser quebrado em breve. Existe a possibilidade que ela deslize para sul o que vai acabar com o monumento.

ponto de apoio Pedra do Chapéu detalhes das fraturas

Na imagem espetacular da esquerda vê-se que toda a massa de 347,2 toneladas está aplicada em uma pequena área, de apenas 1 metro, onde o quartzito encontra-se bastante fraturado.

Ao observar os detalhes da área de apoio (foto do Portal do Geólogo, na parte inferior direita tirada no dia 28/12/2014) veem-se várias fraturas e fragmentos com aspecto recente, onde o quartzito ainda não está tingido pela intempérie ou por fungos.

Este detalhe nos preocupou muito, pois pode implicar em um processo de ruptura recente que irá levar, inevitavelmente, ao cizalhamento final do ponto de apoio e a perda de equilíbrio do monumento.

Fomos pesquisar e encontramos um filme de 20/05/2012 (foto superior direita) onde vemos que há 2 anos e meio, várias fraturas ainda não existiam.

As fraturas 1a, 2a não existiam em 2012. Os pontos 3a e 4a mostram fragmentos de quartzito recentes, resultantes do cizalhamento do ponto de apoio, que aconteceu, também, depois de 2012.

No estudo que fizemos fica claro que várias fraturas são recentes.

É importante entender que qualquer movimento na rocha, por mais imperceptível que seja, vai transferir o ponto de aplicação da força para uma área bem menor o que irá aumentar exponencialmente a pressão e romper as rochas de apoio.

Este será o fim do equilíbrio da Pedra do Chapéu do Sol.

É o que foi constatado nas fotos acima.

Essas novas fraturas estão, obviamnete, associadas a movimentos que a Pedra do Chapéu de Sol fez nos últimos anos e foram, muito provavelmente, causadas pelo pessoal que faz escalada e bouldering na Pedra do Chapéu de Sol (foto abaixo).

escalando a Pedra

Algo tem que ser feito imediatamente!

A destruição de monumentos naturais é crime de dano ao meio ambiente, contra uma unidade de conservação e contra um monumento natural punido com prisão de 1 a 5 anos conforme a lei 9.605/98.

O Portal do Geólogo vai denunciar o fato às autoridades . Queremos que algo seja feito para evitar os riscos de novos vandalismos, preservando uma das nossas belezas naturais mais raras.

 

< 1 2 3 4 5

 

O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003

 
 
Dê uma calcita ótica, uma gema do Portal do Geólogo
Oportunidade ímpar: compre essa espetacular calcita ótica do Portal do Geólogo
 
175485 |    || O Portal do Geólogo |  Editor: Pedro Jacobi