O Portal do Geólogo
CUIDADO!!! A GEOLOGIA É ALTAMENTE CONTAGIOSA E PODE SER INCURÁVEL
voltar ao Portal do Geólogo

 

Por Pedro Jacobi

Afinal somos, mesmo, os responsáveis pelo Aquecimento Global?

 

Como explicar esse fenômeno se nesses anos foi o período que a humanidade lançou mais gases e CO2 na atmosfera?

Tudo leva a crer que os arautos do fim do mundo estão supervalorizando a influência do homem no clima.

Por mais antagônicos que possamos ser e por mais que condenemos a poluição indubitavel causada pelo Homem temos que estudar o assunto com isenção.

A explicação mais provável é a que relaciona um período de baixa atividade solar com o nosso clima. Existe uma excelente correlação entre os eventos solares e o clima e isso não pode ser desconsiderado.

Em maio de 2012 houve a International Climate Change Conference onde foi tratado o assunto do "aquecimento global. Lá foi feita a conferência Are Forecasts of a 20-Year Cooling Trend Credible? .

O autor, Don Easterbrook, mostra que as previsões feitas em 2000 sobre o clima de 2010 estavam erradas por mais de 1 grau e que o erro estava aumentando. Ou seja Easterbrook provou que as previsãoe para 100 anos ou mais feitas em 2000 estavam absolutamente erradas e que, ao contrário do que se espera, vai haver um período de resfriamento global que pode se extender por mais de 30 anos.

Os seus estudos, dos últimos 500 anos, mostram que existem ciclos menores onde se alternam períodos de aquecimento, e de resfriamento. Tudo sem relação nenhuma com as atividades do Homem é óbvio.

Um destes períodos ocorreu recentemente na Idade Média e foi chamado de "pequena idade do gelo"  que ocorreu na idade média e muito pouco se sabe sobre as suas causas...(veja abaixo).

pequena idade do gelo

Os trabalhos e pesquisas recentes mudaram o campo de batalha onde se digladiam os que acreditam que o Homem tem grande responsabilidade no aquecimento global e o grupo, que não para de crescer, que acredita que o resfriamento global pode estar acabando e que a influência humana não é determinante nem para aumentar ou reduzir a temperatura global.

E você? No que acredita?

Estamos realmente aquecendo o planeta de forma irremediável com as nossas emissões de gases de efeito estufa?

Planeta Terra

 

Acredito que o foco esteja um pouco errado.

O aquecimento global é um fenômeno natural que se repete há milhões de anos e vai continuar a ocorrer com ou sem a nossa presença.

Nós não somos os responsáveis por esse ciclo de aquecimento global que começou muito antes da poluição causada pelo Homem.

A nossa poluição, fruto da irresponsabilidade de muitos, é, apenas, um fator adicional nesta equação do aquecimento-resfriamento Global.

Independente disso temos que culpar e punir as empresas, as pessoas, entidades, países e principalmente os políticos que permitem que o ser humano polua o planeta, aos poucos transformando a Terra em uma lixeira.

A poluição do ar, das águas e da terra é um crime contra a humanidade e como tal deve ser tratado.

 

 

O Portal do Geólogo

< Home  2 3   >

O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003





Dê uma calcita ótica, uma gema do Portal do GeólogoOportunidade ímpar: compre essa espetacular calcita ótica do Portal do Geólogo
A água na terra está se esgotando? É verdade que no futuro próximo teremos uma guerra pela água?
 
18483 |    || O Portal do Geólogo |  Editor: Pedro Jacobi