O Portal do Geólogo
19/5/2022 21:34:20

Eike diz que foi enganado por prognósticos otimistas do seu corpo técnico e de auditores



Publicado em: 19/7/2013 15:27:00

Em artigo divulgado pelo O Globo o empresário Eike Batista declara que irá pagar suas dívidas até o último centavo mas que se arrepende de ter recorrido ao mercado de ações para financiar as suas empresas. Eike diz claramente que foi enganado por prognósticos ultra otimistas feitos por seus técnicos e por empresas de auditoria.
Eike esquece que o IPO da MMX e o da OGX foram os maiores na história do Brasil e que levantaram bilhões de dólares de investidores que acreditaram piamente em suas promessas. Hoje descapitalizado e tendo que deixar a diretoria de algumas de suas  empresas ele procura desesperadamente continuar no jogo.
Amargurado, ele culpa seus assessores técnicos e até mesmo as empresas independentes que auditaram a OGX e que, segundo ele, o induziram a acreditar que as suas reservas petrolíferas eram gigantescas, acima de 10 bilhões de barris.
Esse é um ponto interessante pois Eike como é sabido não é um geólogo de petróleo e simplesmente pouco entende deste business. É claro que ele estava promovendo aquilo que os seus técnicos informavam. Ocorre também que muito do que foi propalado e que levou a OGX à bancarrota é fruto de pura especulação. Não existiam sondagens suficientes para tais cálculos astronômicos. Nenhum geólogo em sã consciência pode afirmar que um campo tem recurso x ou y simplesmente baseado em dados geofísicos.
Outro ponto que o Eike não fala na sua entrevista mas que é relevante é a posição do Bovespa no assunto. A Bolsa deveria ter auditado a OGX adequadamente. Se isso foi feito profissionalmente como eles não perceberam que os tais recursos eram sonhos??? É claro que a responsabilidade deve ser melhor distribuída e que NUNCA o mercado deveria ser informado sobre suposições sem fundamento que foi o que realmente ocorreu.
  Sem cash a OGX ofereceu como garantia aos direitos adquiridos no leilão da ANP, o petróleo ainda a ser extraído no campo Tubarão Martelo, um dos poucos que não foram considerados inviáveis economicamente. A ANP aceitou hoje essa garantia o que dá um pouco mais de fôlego à OGX.
A pergunta que muitos se fazem é: será que Tubarão Martelo tem tudo o que a OGX diz que tem?


Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

 
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!

  

 


editoriais energia polemicos vocesabia    605

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

  2013, um ano para ser esquecido 30/12

O retorno de Eike: a Petróleo e Gás Participações poderá produzir a partir de abril 17/12

OGX: Eike investigado por possível violação das leis das S.A. 12/12

Petronas não vai comprar ações da OGX 19/11

O efeito dominó atinge o Grupo X 9/11

OGX: afunda e lança dúvidas sobre a qualidade da certificação das reservas de petróleo usada no Brasil 31/10

Eike vende ativos Colombianos em busca de caixa 30/10

OGX: de um bolso para o outro 28/10

Anglo contra Eike Batista 14/10

OGX não faz pagamento e ações despencam mais ainda 1/10

OGX desaba em meio a notícias de megacalote 30/9

Demitido o Diretor Financeiro da OGX 21/9

Eike, se declara “the biggest loser” mas diz que “I will be back” 16/9

OGX bota pressão em Eike Batista 6/9


O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003
As mais lidas
1 : Dele2maio2018 ...
2 : dele 4nov ...
3 : deletados abaixo100 28fev19 ...
4 : index ...
5 : MINEX ...
6 : aguahisteria ...
7 : deslizamentos ...
8 : aquecimento ou resfriamento ...
9 : Pesq-reconhecermeteorito ...
10 : halldafama ...
Raridade - Calcita Ótica âmbar
Raridade à venda: calcita ótica âmbar

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi