O Portal do Geólogo
7/8/2022 20:03:41

Curiosidades da Geologia: Lusi o maior vulcão de lama do mundo ainda em erupção



Publicado em: 19/12/2013 13:15:00

Em maio de 2006 um vulcão de lama entrou em erupção em East Java na Indonésia. Na fase inicial o vulcão Lusi (lama na linguagem local) expelia mais de 180.000 metros cúbicos de lama destruindo casas, escolas, 25 fábricas e fazendas em vários quilômetros quadrados.
As causas de Lusi ainda são controversas. Alguns querem culpar um terremoto de magnitude 6,3  que ocorreu poucos dias antes da erupção, mas cujo epicentro foi a 280 km de distância. Outros, a maioria, culpa uma sondagem profunda para gás, que estava em andamento no local onde hoje existe o centro do vulcão.
Para os geólogos o vulcão é o resultado da fuga de água de um aquífero de água carbonatada situado a 2.500m abaixo da superfície que foi intersectado pelo furo exploratório . Esta água foi subitamente despressurizada e subiu pelo furo de sondagem, levando no seu caminho milhões de toneladas de lama. A pressão se acumulou e rompeu as rochas até a superfície causando o fenômeno.
Em 2008 a empresa de sondagem Lapindo Brantas concordou em pagar uma compensação financeira aos 50.000 habitantes que foram atingidos pelo vulcão Lusi.
Os custos do desastre superam os quatro bilhões de dólares.
Hoje Lusi se comporta como um gêiser com pulsos gasosos ocorrendo em intervalos quase constantes. Segundo os estudiosos Lusi deverá continuar a sua erupção por mais uns dois a três anos quando, finalmente, perderá a força e extinguir.

Foto: Adek Berry, AFP/Getty Images


Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

 
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!

  

 


vocesabia geoambiente geologia    1806

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Os granitos de Marte 20/11

Desastres geológicos: Lago Nyos, um lago mortal 8/11

Mineração em águas profundas: uma nova corrida do ouro? 28/10

Ilha é criada após terremoto de magnitude 7.7 25/9


O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003
As mais lidas
1 : Dele2maio2018 ...
2 : dele 4nov ...
3 : deletados abaixo100 28fev19 ...
4 : index ...
5 : MINEX ...
6 : Pesq-reconhecermeteorito ...
7 : aguahisteria ...
8 : deslizamentos ...
9 : aquecimento ou resfriamento ...
10 : halldafama ...
Raridade - Calcita Ótica âmbar
Raridade à venda: calcita ótica âmbar

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi