O Portal do Geólogo
19/10/2019 14:57:00

Estudo em meteoritos mostra que oxigênio era abundante na atmosfera terrestre primitiva



Publicado em: 15/9/2015 10:48:00

Até pouco tempo atrás acreditava-se que o oxigênio foi subitamente introduzido na Terra há 2,4 bilhões de anos e com ele muitas formas de vida anaeróbicas foram, consequentemente, extintas.

Consequentemente os geólogos calculavam que no Arqueano existia uma atmosfera primitiva com menos de 0,001% de O2 que foi modificado em um evento chamado de a Grande Oxidação.

Não é exatamente o que um novo estudo, publicado na Revista Nature, diz.

Segundo Andrew Tomkins, um geólogo da Universidade Monash na Austrália, existia uma camada muita rica em oxigênio na atmosfera superior, já no Arqueano, antes da Grande Oxidação.

A assertiva de Tomkins deriva de um estudo feito em micrometeoritos de 2,7 bilhões de anos, encravados no calcário de Pilbara .

Tomkins percebeu que esses meteoritos se oxidaram na entrada da atmosfera quando atingiram 1000 graus centígrados. Segundo o geólogo a reação da liga de ferro-níquel com o oxigênio gerou microesferas de magnetita (Fe3O4) com texturas de resfriamento (foto).

Isso só podia ocorrer se essa camada rica em O2, situada entre 70-90km de altitude segundo o geólogo, já estivesse em formação.

Tomkins vai além e diz que esta camada superior já se assemelhava, no seu conteúdo de O2, já no Arqueano, à atmosfera atual.

Com essa teoria muito do que se pensava em termos de paleoclima, química da atmosfera e da mineralogia e geologia do Arqueano deverá mudar.




Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

  

 


editoriais geologia    39905
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!


Jacobi Consultoria
Minerador, quer negociar a sua área, ganhar dinheiro com a mineração, atrair sócios estrangeiros ou pesquisar os minérios em sua área? Por que esperar mais?

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Geologia é vida! 29/5

Mineração: adicionar valor ou morrer tentando... 3/9

Conselhos ao geólogo recém-formado 8/9

Cientistas descobrem que adaga de Tutankamon é feita de meteorito 6/2

Geólogo parabéns! 30/5

Estudo em meteoritos mostra que oxigênio era abundante na atmosfera terrestre primitiva 5/11

Frank o caçador de meteoritos 5/3

Mineradores americanos contra o galo silvestre 26/4

Surpresa! A camada de meteoritos 23/2

Confirmado: meteorito matou o motorista indiano 15/2

Qual a chance de você ser atingido por um meteorito? Um motorista de ônibus indiano é o primeiro caso de morte por meteorito confirmado na história do Homem. 2/7

Descoberta Pujue, a maior jazida de manganês da Ásia 25/1

Iniciativa privada a um passo do Hélio-3 5/1

Exploração mineral: um país sem memória 28/12

O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi