O Portal do Geólogo
22/11/2019 12:17:06

Delação mostra ex-ministro de Minas e Energia como captador de propina do PMDB



Publicado em: 7/4/2016 14:54:00

Já não é de hoje que o nome de Edison Lobão (PMDB/MA) vem sendo citado em várias delações premiadas e escândalos policiais.

Em julho de 2015 o executivo da Andrade Gutierrez Flavio Barra já havia contado sobre a participação de Lobão na corrupção de Angra 3 e Belo Monte obras bilionárias que atraíram o interesse dos corruptos de plantão e dos partidos políticos em busca de financiamento fácil.

Nesta época o ex-ministro de Minas e Energia ainda vestia o manto dos “puros e probos” e se dava ao luxo de jogar na sarjeta o nome dos empresários da mineração (junior companies), que acusava de ser “aventureiros e especuladores” . Logo as junior companies que investiam centenas de milhões de dólares, tudo dinheiro próprio, em pesquisa mineral no Brasil.

Pois este senhor, o notório Lobão, está agora desnudo em frente aos holofotes da mídia nacional acusado, mais uma vez, pelos executivos da Andrade Gutierrez.

Ele está sendo acusado de fraudar licitações e receber propinas para si próprio e para o PMDB, na mais nova delação da Andrade Gutierrez, ainda não homologada.

Se esta séria acusação, que envolve Lobão, Dilma e Lula, for confirmada fica fácil entender o real motivo por trás do “novo Código da Mineração” que Lobão criou e defendeu com unhas e dentes.

É que no novo código todo o novo requerimento de pesquisa deverá passar por um processo de licitação pública. As mesmas licitações que Lobão o PT e o PMDB são acusados de estar fraudando, há anos, em conluio com empresas corruptas que pagam propinas bilionárias para ganhar as licitações.

O novo Código da Mineração, sem o direito de prioridade, como Lobão quer, vai criar não uma ou duas licitações, mas milhares delas por ano.

Desta forma a pesquisa mineral brasileira poderá virar a casa da mãe Joana, a Meca da corrupção, o empório dos corruptos onde somente as empresas que se organizarem em quadrilhas e pagarem propinas, como no caso do Petrolão, irão ganhar todas as melhores áreas minerais do Brasil.

O quebra-cabeça começa a fechar e agora é possível entender os motivos por trás do imenso interesse dos partidos do Governo e seus operadores no novo Código da Mineração...

Quem diria hein Lobão...




Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

  

 


editoriais geologia minex polemicos    41142
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!


Jacobi Consultoria
Minerador, quer negociar a sua área, ganhar dinheiro com a mineração, atrair sócios estrangeiros ou pesquisar os minérios em sua área? Por que esperar mais?

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Conselhos ao geólogo recém-formado 8/9

Agora que decapitaram o Cunha será que vão aprovar o malfadado código mineral? 5/5

Você já fez a sua offshore hoje? 4/5

“Não vou aproveitar absolutamente nada” disse o Dep. Laudívio Carvalho quando falava do parecer de Leonardo Quintão sobre o “novo” Código de Mineração 30/3

Assim não dá... 22/3

Será que o raio vai cair duas vezes no Ministério de Minas e Energia? 2/1

A corrupção no Ministério de Minas e Energia 11/1

Edison Lobão, que um dia chamou os empresários da mineração de “aventureiros e especuladores”, a um passo da prisão 15/12

Código de Mineração: flashes de um desastre em andamento 9/7

Código da Mineração vai ser “fatiado” 17/6

Ministro Braga quer votar novo Código da Mineração até maio 16/4

A Crise Energética chegou: o que podemos fazer? 9/3

O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi